Copa Nova Olinda Sub 19: 2ª Rodada será realizada neste final de semana

A Copa Nova Olinda Sub 19 prosseguirá neste final de semana (27 e 28) com os jogos da 2ª rodada nos Grupos 1, 2, 3 e 4.

Os jogos da Copa Nova Olinda Sub 19, serão realizados no Estádio Municipal Mangueirão. As equipes do SEEC, Nova Geração, Botafogo e Nova Aliança farão suas estreias na competição.

COPA NOVA OLINDA SUB 19

2ª RODADA

SÁBADO (27.06.26)
15:45 HORAS

GRUPO 2
SEEC X AMÉRICA

DOMINGO (28.06.26)

GRUPO GRUPO 4
08:10 HS

NOEC U19 X NOVA ALIANÇA

GRUPO 3
10:00 HS

BOTAFOGO X PELONEA

GRUPO 1
15:45 HS

MAEC X NOVA GERAÇÃO

12 equipes estão participando da competição de base com sede na cidade de Nova Olinda do Maranhão.

Aos 81 anos, pioneira relembra como nasceu Nova Olinda do Maranhão e os primeiros dias da cidade

A história de Nova Olinda do Maranhão não está apenas nos registros oficiais. Ela também vive na memória de quem ajudou a construir os primeiros capítulos do município.

Nesta data especial, a reportagem do site Nova Olinda Agora conversou com a pioneira Maria Oneide Azevedo da Silva, que completa 81 anos de vida hoje (25) e guarda lembranças de uma época em que a região era apenas mata fechada, trilhas e o sonho de construir um novo lugar para viver.

Nascida em 25 de junho de 1945, Dona Maria chegou à região acompanhada do marido, Antônio Araújo da Silva, conhecido como Antônio Ferreira, e de sua filha ainda bebê. Segundo ela, naquele período não havia moradores estabelecidos no local.

“Chegando em Nova Olinda, não existia nem um morador. Eu vim junto com meu marido e minha filha, que tinha três meses de nascida”, relembra.

A origem do nome Nova Olinda

Um dos momentos mais marcantes da história é a escolha do nome do município.

Dona Maria conta que trouxe a lembrança do nome “Nova Olinda” de um povoado onde viveu anteriormente, às margens do Rio Parnaíba.

“Eu trouxe Nova Olinda no coração e na mente da beira do Rio Parnaíba”, disse.

Segundo ela, o nome foi escolhido como referência a esse local que marcou sua trajetória e que acabou dando identidade ao novo povoado.

A primeira placa e o início do povoado

A história também é marcada pela confecção da primeira placa que identificava o local.

A inscrição dizia: “Seja bem-vindo à nossa Nova Olinda”, simbolizando o nascimento da comunidade.

O momento ocorreu quando seu marido preparava o terreno para construir uma barraca, acreditando que aquele pequeno início poderia se transformar em uma cidade no futuro.

Os primeiros tempos: mata fechada e dificuldades

Dona Maria relembra que não existia BR-316 na época e que o acesso era feito por trilhas abertas no meio da mata.

O transporte era precário e feito principalmente com animais como cavalos, burros e jumentos.

Ela também recorda o período de abertura das primeiras estradas, quando trabalhadores enfrentavam grandes dificuldades para derrubar árvores e abrir caminho na região.

Crescimento e chegada de novas famílias

Com o passar do tempo, novas famílias começaram a chegar, ajudando a formar o povoado.

Dona Maria lembra desse crescimento como algo rápido e intenso, comparando o processo à transformação do milho em pipoca.

“Quando começou a aumentar, foi igual pipoca, milho na panela”, disse.

Memória e legado

Hoje, ao ver Nova Olinda do Maranhão desenvolvida, Dona Maria diz sentir orgulho de ter participado da história desde o início.

“Eu me sinto feliz em sentir a força de Deus”, afirma.

O relato da pioneira preserva a memória viva da cidade e reforça a importância de quem ajudou a construir o município desde os primeiros passos.

Parabéns pelos 81 anos, Dona Maria Oneide Azevedo da Silva. Sua história também é a história de Nova Olinda do Maranhão.

Aos 81 anos, pioneira conta como nasceu Nova Olinda do Maranhão e revela detalhes dos primeiros dias da cidade

A história de Nova Olinda do Maranhão não está apenas nos registros oficiais, ela também vive na memória de quem ajudou a construir os primeiros capítulos do município.

Nesta data especial, a nossa reportagem conversa com Maria Oneide Azevedo da Silva, uma das primeiras moradoras da região, que completa 82 anos de vida e carrega lembranças de uma época em que onde hoje existe uma cidade havia apenas mata, caminhos e o sonho de construir um novo lugar para viver.

Nascida em 25 de junho de 1945, Dona Maria Oneide chegou à região acompanhada do marido, Antônio Araújo da Silva, conhecido como Antônio Ferreira, e da filha ainda bebê. Segundo ela, naquele período ainda não existiam moradores no local.

“Chegando em Nova Olinda, não existia nem um morador. Eu vim junto com meu marido e minha filha, que tinha três meses de nascida”, relembra.

A origem do nome Nova Olinda

Um dos capítulos mais marcantes da história é a escolha do nome da cidade. Dona Maria conta que trouxe o nome “Nova Olinda” na memória, inspirado em um povoado onde havia vivido anteriormente às margens do Rio Parnaíba.

“Eu trouxe Nova Olinda no coração e na mente da beira do Rio Parnaíba”, conta.

Segundo ela, o nome fazia referência a um lugar que marcou sua vida e que ela acreditava que um dia seria usado novamente.

A primeira placa e o sonho de uma cidade

Dona Maria relembra que o nome ganhou forma quando foi confeccionada uma placa para marcar o novo povoado.

A placa dizia: “Seja bem-vindo à nossa Nova Olinda”, marcando simbolicamente o nascimento daquela comunidade.

O momento aconteceu quando Antônio Ferreira preparava o local para construir uma barraca. Segundo ela, ele acreditava que aquele pequeno começo poderia se transformar em uma cidade no futuro.

Os primeiros tempos: mata, caminhos e coragem

Antes das estradas atuais, o acesso era muito diferente. Dona Maria conta que não existia a BR-316 e que o caminho era feito por trilhas abertas no meio da mata.

O transporte era realizado principalmente por animais, como cavalos, burros e jumentos.

Ela lembra também do período de abertura das estradas, quando trabalhadores utilizavam ferramentas simples para derrubar grandes árvores e abrir passagem pela região.

A chegada de novos moradores

Com o passar do tempo, novas famílias chegaram e ajudaram no crescimento da comunidade.

Dona Maria recorda a chegada de moradores que vieram de diferentes lugares, formando aos poucos os primeiros bairros e dando vida ao povoado.

Ela compara esse crescimento ao milho virando pipoca: “Quando começou a aumentar, foi igual pipoca, milho na panela”.

Memória e legado

Hoje, olhando para o tamanho que Nova Olinda alcançou, Dona Maria demonstra orgulho por ter participado dessa história.

“Eu me sinto feliz em sentir a força de Deus”, afirma ao lembrar da transformação do lugar que um dia era apenas mata e barracas em uma cidade.

A história de Dona Maria Oneide é uma parte viva da memória de Nova Olinda do Maranhão. Um relato que preserva as raízes, os desafios e a força das pessoas que ajudaram a construir o município.

Parabéns pelos 82 anos, Dona Maria Oneide. Sua história também é a história de Nova Olinda.

Brasil domina Escócia, vence e avança na Copa do Mundo como líder do grupo

A Seleção Brasileira confirmou a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Escócia por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, garantindo vaga no mata-mata da competição.

O grande destaque da partida foi Vini Jr., que marcou os dois primeiros gols do Brasil ainda no primeiro tempo e chegou a quatro gols no Mundial. Na etapa final, Matheus Cunha fechou o placar após receber assistência de Bruno Guimarães, que distribuiu dois passes para gol no confronto.

A partida também ficou marcada pela estreia de Neymar Jr. na Copa do Mundo de 2026, a quarta participação do atacante em Mundiais. Recuperado fisicamente, o camisa 10 entrou no segundo tempo e atuou por cerca de 20 minutos, quando a vitória brasileira já estava encaminhada.

Com o resultado, o Brasil encerra a fase de grupos na primeira colocação do Grupo C e agora aguarda a definição do segundo colocado do Grupo F para conhecer seu adversário na próxima fase. Entre os possíveis rivais estão Holanda, Japão e Suécia.

O duelo pelas oitavas de final está marcado para a próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

Fonte: Central de Noticias Brasil

Policial Militar é preso em operação sobre desvio de armas de fogo no MA

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), uma força-tarefa no município de São Domingos do Maranhão para cumprir mandados judiciais em uma investigação que apura o suposto desvio de armas de fogo apreendidas por agentes de segurança pública e a posterior comercialização ilegal do armamento para criminosos da região.

Segundo as investigações, armas que deveriam ser apresentadas às autoridades competentes estariam sendo desviadas e reinseridas no meio criminoso, abastecendo grupos envolvidos em atividades ilícitas na cidade e em municípios vizinhos.

Durante o cumprimento das diligências, os policiais realizaram a prisão em flagrante de um policial militar, autuado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre 9mm.

Além da prisão, a operação resultou na apreensão de outras duas pistolas e de diversas munições dos calibres 9mm, .380, 12 e 25. Todo o material recolhido será submetido às perícias necessárias e incorporado às provas já reunidas no procedimento investigatório.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o policial foi encaminhado ao Batalhão da Polícia Militar de Presidente Dutra, onde permanecerá à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam com o objetivo de identificar todos os envolvidos, esclarecer completamente o esquema investigado e responsabilizar criminalmente os autores das irregularidades.

A operação foi coordenada por equipes da Delegacia de Polícia de São Domingos do Maranhão e da Delegacia Regional de Presidente Dutra.

Central de Notícias Brasil